O QUE É O CRAS?

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é a “Casa das Famílias”, é um espaço público estatal onde são ofertados serviços e ações da Proteção Social Básica, tais como: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, geralmente famílias que estão inseridas no Cadastro Único e que são beneficiárias ou não do Programa Bolsa Família e outros programas sociais.

O CRAS tem como objetivo prevenir as situações de risco em seu território de abrangência, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

A equipe do CRAS é formada por: Gerente da Proteção Social Básica, Assistentes Sociais, Psicólogos, Nutricionista, Orientadores Sociais, Facilitadores de Oficina, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais.

A família pode buscar no CRAS orientações diversas sobre seus direitos, bem como sobre assuntos relacionados à convivência familiar e comunitária, cursos e oficinas de convivência e encaminhamentos para outros serviços da Assistência Social e de outras políticas públicas.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

De segunda – feira a quinta – feira: 08:00 às 17:00
Sextas – feiras: 08:00 às 15:00
Podendo haver atividades no período noturno.

PAIF – SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA

O PAIF é um serviço, de caráter continuado, destinado a contribuir no fortalecimento da função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto dos direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida da família.

SCFV – SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sendo a ele articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.

Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

QUEM PODE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DO CRAS?
Pessoas Idosas, Adultos, Jovens, Adolescentes e Crianças, que estejam referenciados no CRAS.

ATIVIDADES OFERTADAS PELO CRAS:
– GINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE;
– OFICINA DE DANÇA;
– OFICINA DE ARTESANATO;
– OFICINA DE KARATÊ;
– OFICINA DE COSTURA BÁSICA;
– OFICINA DE CULINÁRIA SAUDÁVEL;
– GRUPOS DE CONVIVÊNCIA.

O QUE É O CADASTRO ÚNICO (CADÚNICO)?
É um Cadastro do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos no total, utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Através do Cadastro Único é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

OBS: Todas as famílias que possuem o CadÚnico são usuárias do CRAS. Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA: NOVO CADASTRO, ATUALIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA (Tem que ser documento de todos os moradores da casa)
· Certidão de Nascimento ou de Casamento;
· Carteira de Identidade;
· CPF;
· Título de Eleitor;
· Carteira de trabalho – Original de todas as pessoas a partir dos 14 anos;
· Comprovante de residência – Atualizado (do mês anterior a data do cadastro/atualização);
· Contracheque – Atualizado;
· Declaração da Escola – das crianças e adolescentes menores de 18 anos que estejam matriculadas e freqüentando a escola;
· Trabalhador rural – apresentar como comprovante de renda o contrato de comodato ou de parceria e se tiver a carta de aptidão (PRONAF).
· Termo de Guarda – Crianças menores de 18 anos que não moram com os pais, é necessária apresentação.

DEVE SER APRESENTADA A ORIGINAL E CÓPIA XEROX DE TODA DOCUMENTAÇÃO
OBS: SEM A ENTREGA DE TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS, NÃO SERÁ POSSÍVEL REALIZAR O CADASTRO, A ATUALIZAÇÃO E A TRANSFERÊNCIA.

ONDE FUNCIONA O CADASTRO ÚNICO (CADÚNICO)?
No CRAS.

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
A equipe do Cadastro Único atende de segunda – feira a quinta – feira: 08:00 às 16:00. Às Sextas – feiras: 08:00 às 15:00.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
O Bolsa Família é um Programa de transferência direta de renda com condicionalidades a serem cumpridas na Saúde e Educação, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda.

Para saber quem é beneficiário do Programa Bolsa Família no nosso Município acesse: http://www.portaltransparencia.gov.br

Contatos do Cras

Atendimento

(27) 3724-1006

Endereço

Rua Antônio Nardi, nº 67, rua localizada entre o PA – Pronto Atendimento de Marilândia e o Centro de Convivência do Idoso.