Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA

Estrutura da Secretaria

secretaria de saude

Secretário

Giseli Rosalino Dias

Missão

É a responsável pelas ações de saúde em benefício da população. O órgão tem por responsabilidades oferecer atendimento básico curativo e preventivo nas unidades da rede municipal, além de atendimento especializado em algumas áreas. O gerenciamento da infra-estrutura e dos recursos humanos atuantes nas unidades e nos programas e projetos do setor são de responsabilidade da secretaria.

Médicos e Plantonistas:

Segunda-feira
Luana Arivabene – plantonista 24 horas – das 07 às 07 horas

Terça-feira
Talita Camata – plantonista 12 horas – das 07 às 19 horas
Daniel Rossi Cassaro – plantonista  12 horas – das 19 às 07 horas

Quarta-feira
Fredson Reissen  – Plantonista 24 horas – das 07 às 07 horas

Quinta-feira
Talita Camata – plantonista 12 horas – das 07 às 19 horas
Carolina Alcantara Bastos – plantonista 12 horas –  das 19 às 07 horas

Sexta-feira 
Fernanda Serrãpo Margotto– Plantonista 24 horas – das 07 às 07 horas

Sábado
Bruno Moura de oliveira – plantonista 12
Klissia Ferraço Malanquini – plantonista 12 horas

Domingo
Cintya Serrano VEscheski – plantonista 12 horas
Jaqueline Rossi Marim – plantonista 12 horas

Para a marcação o paciente poderá trazer o encaminhamento do médico do PSF da sua área ou do enfermeiro a marcação assim como o urologista começa no primeiro dia útil do mês.

Sala de Vacinação (Segunda a Sexta-feira das 7h às 14h30min);

MEDICOS DO PSF – “PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA”

                • Dr camilo Salvador – Reumatologista
                • Dr. Daniel Rosso Cassaro – Clínico Geral
                • Drª. Bárbara Fraga Stefenoni – PSF Sede
                • Drª. Brunela Marino – PSF Sede
                • Drª. Carolina Alcântara Bastos – PSF Sapucaia
                • Dr. Thiago S. Trindade – PSF Patrão-Mor

Informações Importantes:

Saiba como obter o fornecimento de leite pela Secretaria Municipal de Saúde

Saiba como obter o fornecimento de leite pela Secretaria Municipal de Saúde

Critérios para fornecimento de leite:
A Secretaria Municipal de Saúde realiza a distribuição mensal de leite e complementos alimentares para crianças e idosos com necessidade nutricional especial e demais pacientes com necessidades. São oferecidos Leite em pó integral, leite em pó desnatado, leite em pó de soja, leites específicos para recém nascidos e para crianças de até dois anos. Porém para os recém nascidos somente é fornecido leite quando em hipótese alguma a mãe não for capaz de amamentar, pois a Secretaria de Saúde incentiva o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. A necessidade de fornecimento é avaliada por uma equipe multidisciplinar composta pelos seguintes profissionais:

Enfermeiro: responsável pelo encaminhamento ao médico e/ou nutricionista;

Nutricionista: responsável por avaliar o estado nutricional do paciente, verificar suas necessidades e quantificar o fornecimento mensal de alimentos (leite, complementos);

Médico: responsável por realizar diagnóstico do paciente que justifique a necessidade de receber o leite;

Agente Comunitária de Saúde: responsável por levantar as demandas e encaminhar para avaliação da equipe.

Assistente Social: responsável pela avaliação socioeconômica (quando necessário); e condições previstas em lei que garantam o fornecimento de alimentos ao paciente;

Secretaria de Saúde: terá uma pessoa responsável em realizar cadastro com avaliação sócio econômica, solicitar documentos necessários e avaliar se o paciente percorreu todas etapas do processo e assim se este está apto e receber complementação alimentar;

Ao usuário:

Critérios para recebimento de complementação alimentar (fórmulas lácteas, suplementos vitamínicos em pó, fórmulas especiais):

1. Procurar Posto de Saúde para avaliação do enfermeiro (a), a qual realizará (se necessário) encaminhamento ao médico e/ou nutricionista;
2. Avaliação médica com laudo (problema de saúde) e exames, detalhando a necessidade de recebimento de complemento alimentar;
3. Avaliação da nutricionista (estado nutricional, fórmula nutricional indicada, quantidade de fornecimento mensal, diluição);
4. Após realizado laudo médico e receita da nutricionista cabe ao paciente levá-los à Secretaria de Saúde para realização do registro individual do usuário, para posterior liberação do complemento alimentar;
5. Para realização do registro individual levar: CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência. Se for o caso de uso de medicamentos não fornecidos na Farmácia Básica também levar receitas (ATUAIS).
6. A cada 6 meses o processo deve ser reavaliado, com finalidade de averiguar a necessidade ou não de continuar o fornecimento da complementação alimentar;
7. Após reavaliação da equipe, um novo laudo será emitido se houver comprovação da necessidade do tratamento;
8. Caso o usuário não mais se enquadre nos critérios definidos será cessado automaticamente o fornecimento do complemento.

A estratégia saúde da família (ESF) em Marilândia

A Estratégia Saúde da Família(ESF) tem como objetivo o trabalho preventivo e de promoção à saúde, mas também quando necessário faz o trabalho curativo. Neste sentido todas as equipes do município se organizam para conseguir atender toda a demanda, programando seu atendimento.
Dessa forma, cada equipe tem dias específicos para atender os grupos prioritários: diabéticos, hipertensos, gestantes, mulheres em idade fértil e crianças de diferentes faixas etárias.
Na sede, para atender a demanda espontânea é realizado agendamento de consultas toda segunda feira e o agendamento é feito para a mesma semana, não gerando fila de espera para o atendimento médico.
Profissionais e dias de atendimento médico por equipe:

  • Sede I:
    Área de abrangência: Sede (Avenida Dom Bosco sentido Alegria), Alto Liberdade, Jequitibá.
    Medico: Dr. Anderson Dondoni Lovatti
    Enfermeiro: Zico Smarssaro
    Técnico de enfermagem: Ines Ferão Altoé
    Odontólogo: Talita Caliman Bravim
    Auxiliar de consultório dentário: Ana Paula Valoto
    Agentes comunitários de saúde: Jaqueline Molino, Selma Maria Santana Pertel, Odete Raposo Calvi, Sirlene Riguette, Marcela Bárbara Torezani, Vera Casagrande Magnago, Maria Izabel Ferrão Zocatelli Dias de atendimento médico na Sede: terças, quartas e quintas, Dia de atendimento médico no interior: 2ª terça feira do mês. Em Alto liberdade, o atendimento é realizado semanalmente pelo enfermeiro e o dentista atende 2 vezes por semana (segundas e quartas).
  • Sede II:
    Área de abrangência: Sede (Avenida Dom Bosco sentido São Pedro), Aparecida, São Pedro.
    Medico: Dr. Cleber Antonio Maia Filho
    Enfermeiro: Lia Drago Riguette
    Técnico de enfermagem: Lilian aparecida Riguette Friggi
    Odontólogo: Geter Pimentel Cordeiro
    Auxiliar de Consultório dentário: Ivania Zanqui
    Agentes comunitários de saúde: Mazoeli Torezani, Angela Maria Ardisson, Nadir Drago Scotá, Irani Cordeiro Mota, Santa Aparecida Vertuani Bernabé, Neuza Maria Crissafe Altoé, Vera Lucia Daltio Camata Dias de atendimento médico na sede: quartas, quintas e sextas.

    • Dias de atendimento médico no interior: São Pedro:1ª quarta feira do mês. Aparecida: 3ª quarta feira do mês.
  • Sapucaia:
    Área de abrangência: santo hilário, Santana, sapucaia, Córrego Joaquim Távora, Rádio, Santa Rosa, Brejal, Santa Rosa e Alegria.
    Medico: Dr. Emanuel Souza santos
    Enfermeiro: Lorena Altoé
    Técnico de enfermagem: Perpetua Guio Zandomenegue
    Odontólogo: Andréia Vasconcellos Marim
    Auxiliar de consultório dentário: Cristiana Nascimento
    Agentes comunitários de saúde: Rosangela Fuzato Drago, Roziane Caldonho, Katiane Caldonho, Conrado Machado, Amélia Rregina Zanoni Grujki, Marisa Márcia Kaulz de Riz, Maria da Penha Munaldi
    Dias de atendimento médico: segundas, quartas e sextas
  • Patrão Mór:
    Área de abrangência: Patrão Mór, Alto Patrão Mor, Sumidouro, Queixada, Taquarussu, São Marcos, Limoeiro, Seis Horas, Germano, Bonisenha, Fazenda Batista
    Medico: Dra. Renata
    Enfermeiro: Marcela Piculi loterio
    Técnico de enfermagem: Alexandra Grassi Polchera
    Odontólogo: Melina Zani
    Auxiliar de consultório dentário: Grasiléia de Oliveira Bardes
    Agentes comunitários de saúde: Luciana Bolsanelo Badiane, Marcela Nascimento, Maria Helena Cordeiro Mongim, Vanderléia Bolsanelo Marim, Andressa Menequini, Marciele Camisque, Rosilene de Oliveira Batista.

    • Dias de atendimento médico: terças, quartas e quintas.

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Contatos da Secretaria

Secretaria de Saúde

(27) 3724-2952

Farmácia Básica

(27) 3724-2952

Lista de Medicamentos

Endereço

Rua Ângela Savergnini, nº 93 – Centro – Marilândia – ES

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