Professores, pedagogos e gestores refletem sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil

Nos dias 06 e 15 de março, representantes de professores, pedagogos e gestores que fazem parte da Comissão de Análise e Reestruturação das Fichas Descritivas de Avaliação da Educação Infantil do município de Marilândia-ES, reuniram-se para refletir sobre Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil.

O grupo, organizado pela Assessora Pedagógica da Educação Infantil Jocelene Uliana Denadai, reuniu-se com o objetivo analisar, reestruturar e atualizar as Fichas Descritivas de Avaliação da Educação Infantil para o ano letivo de 2018.

Na primeira reunião, realizada dia 06/03, a assessora apresentou uma análise comparativa do Plano de Ensino do Município, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DNCEI, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de validar os trabalhos realizados para adequação das fichas avaliativas adotadas.

Jocelene ressaltou que as fichas descritivas não são o único instrumento de avaliação, como afirma Jussara Hoffmann: “melhores instrumentos de avaliação são todas as tarefas e registros feitos pelo professor que o auxiliam a resgatar uma memória significativa do processo, permitindo uma análise abrangente do desenvolvimento do aluno”.

A assessora pedagógica ainda acrescentou que no que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem.

A reunião do dia 15 de março teve como propósito uma nova reavaliação e conclusão dos trabalhos iniciados.

c55863c2-5176-4d94-b254-c24caa38be48The alt text for this image is the same as the title. In most cases, that means that the alt attribute has been automatically provided from the image file name.

print